sexta-feira, 14 de outubro de 2011

BOLO DE BANANA CARAMELIZADA COM CREME


Os segredos para preparar um bom bolo
Muitos são os métodos e técnicas usados para fazer um bolo, desde os mais simples aos mais complicados. Mas o sucesso está em alguns pequenos cuidados, valiosos, e que fazem toda a diferença na hora do preparo.
Antes de qualquer coisa, certifique-se de que você possui em casa todos os ingredientes necessários para a preparação da receita. Independentemente da escolha pelo tipo de bolo, comece acendendo o forno e untando a fôrma. Quase todos os bolos crescem melhor quando assados logo após o preparo.
Quando for untar a fôrma, prefira o óleo. Além de ser mais fácil de espalhar, gruda menos na massa. Unte uma fôrma como de costume, mas em vez de farinha, polvilhe-a com farelo de aveia ou de trigo para adicionar fibras e textura ao bolo. Polvilhe o fundo e as laterais da fôrma por igual.
Depois disso, comece o preparo da massa. Siga atentamente as instruções da receita que você escolheu. Lembre-se que cada pessoa tem um jeito diferente de cozinhar, por isso existem tantas variações de pratos da mesma receita. Se você optou por uma, vá em frente e prepare tudo como foi solicitado.

Dicas:» Ovos: eles devem, preferencialmente, ser utilizados na temperatura ambiente. Antes de adicioná-los à receita, procure bater bem para que misture bem com os outros ingredientes.
» Farinha e açúcar: os ingredientes secos do bolo devem ser sempre peneirados. Isso evita grumos na massa e garante leveza à receita.
» Fermento em pó: deve ser um dos últimos ingredientes a ser adicionados à receita. Antes de usá-lo, verifique a data de validade. Se estiver com o prazo vencido ou mal acondicionado, não convém você utilizá-lo, pois certamente comprometerá no crescimento do bolo.
O bolo de banana, assim como os bolos de chocolate e de cenoura, é um clássico que não pode faltar nas sobremesas, chás e cafés da tarde.
Rápido e fácil, é uma combinação tentadora de sabores e aromas.
Esta receita em especial já vai para o forno com o recheio...

Experimente e Bom Apetite!

RECEITA:

IngredientesMassa base: 2 xícaras (chá) açúcar
3 ovos (claras em neves)
3 colheres (sopa) margarina
1 xícara (chá) leite
3 xícaras (chá) farinha de trigo
1 colher (sopa) fermento em pó

Creme:
1 litro leite
1 colher (sopa) manteiga
2 gemas
4 colheres (sopa) açúcar
4 colheres (sopa) amido de milho

Banana caramelada: 8 banana nanicas cortadas ao meio
2 xícaras (chá) açúcar
1 xícara (chá) suco de laranja
1 lata de leite condensado (para cobrir o bolo)
Modo de preparo

Massa base: Bata as claras em neve e reserve. A parte bater as gemas com a margarina e o açúcar até ficar clara. Colocar a farinha alternando com o leite e por último colocar as claras em neve e o fermento. Despejar a massa em assadeira untada e polvilhada.

Creme:
Levar tudo ao fogo mexendo até engrossar. Deixar esfriar para usar.

Banana caramelada: Levar ao fogo em uma panela o açúcar até formar um caramelo. Colocar o suco de laranja até derreter completamente o açúcar e em seguida as bananas. Deixar cozinhar alguns minutos. Usar na montagem do bolo após esfriar.

Montagem: Colocar por cima da massa base ainda sem assar: o creme, as bananas carameladas e por fim o leite condensado. Levar para assar em forno pré aquecido a 180ºC até ficar dourado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada