GRATINAR É PRECISO...
A origem desta técnica é Francesa. Surgiu por volta de 1870, que nasceu a mania de gratinar ou seja, de levar ao forno pratos cobertos com molho caudaloso, queijos ralados e/ou um bocadinho de farinha de rosca para dar textura crocante ao prato.
Suspeita-se que "gratinar" venha do termo francês "gratter", que significa algo como "picar" (no caso, picar os queijos que normalmente são colocados na superfície do prato para derreter). Mas a palavra já ganhou vaga nos dicionários de todos os que amam comer e cozinhar. Isso porque gratinar um prato é uma garantia de que ele vai ficar cremoso por dentro e crocante por fora.
O queijo parmesão costuma ser bastante utilizado, mas a verdade é que ele é duro demais (apesar do sabor delicioso); o queijo branco, por outro lado, é o queridinho dos que querem conter calorias, mas também não serve, pois, apesar de macio, ao amolecer ele fica muito "borrachento".
Travessas de vidro, cerâmica ou inox são as ideais para receitas gratinadas, porque seguram bem o calor. Durante o preparo, verifique apenas se o alimento e o molho e o queijo, principalmente ficam até 3 centímetros abaixo da borda da vasilha. Assim, caso os líquidos borbulhem durante o cozimento, o alimento não vai derramar forno abaixo.
COUVE-FLOR GRATINADA COM MOLHO BRANCO E QUEIJO
Ingredientes:
. 1 couve-flor média
. 1 colher (sopa) de manteiga
. 1 colher (sopa) de farinha de trigo
. 500 ml de leite quente
. Sal e pimenta a gosto
. 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
. 1 caixinha de creme de leite
. 100 g de mussarela ralada
Modo de preparo:
Lave e corte a couve-flor em buquês.
Em uma panela, coloque água com um pouco de sal e deixe ferver. Junte a couve-flor e cozinhe por 2 minutos. Escorra e deixe esfriar.
Em uma panela, derreta a manteiga, junte a farinha de trigo e mexa bem até formar um creme. Junte, aos poucos, o leite quente e, sem parar de mexer, cozinhe até engrossar. Tempere com o sal e a pimenta. Adicione o queijo ralado e o creme de leite. Misture bem e desligue o fogo. Deixe amornar.
Acomode a couve-flor em um refratário, levemente untado com um pouco de azeite. Por cima, espalhe o creme e cubra com a mussarela ralada.
Leve ao forno pré aquecido a 200°C, asse até dourar e o queijo derreter. Sirva em seguida.
Sirva com uma carne de sua preferência!
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
COUVE-FLOR GRATINADA COM MOLHO BRANCO E QUEIJO
Marcadores:
Couve-flor,
Couve-flor gratinada,
Gratinar,
Molho Branco,
Queijo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário